Jardim Curioso - Espaço de brincar livre - Florianopolis

Espaço de brincar livre – Jardim Curioso – Florianópolis

Espaço de brincar livre – Jardim Curioso – Florianópolis 1024 768 Mundo pra Elas

Um quintal de brincar livre que conforme o próprio nome diz, é muito curioso.

Em nossas visitas, um dos primeiros lugares que nos chamou a atenção por sua proposta alternativa ao acolher crianças de um forma muito natural e curiosa, foi o Jardim Curioso! Incrível espaço de brincar livre que proporciona o desenvolvimento pleno da criança através do encontro das artes manuais, do movimento e das relações em conexão com a natureza.

Uma história que nasce do reencontro das amigas, Carolina Paixão e Tina Benavente, profissionais da área de biologia, impulsionadas pela maternidade e seu amor pela natureza, que deu origem a um projeto de muito sucesso e valor para as crianças, o Almanaque Curioso.

Já em Florianópolis, Tina encontrou com Julia Taragano, administradora, mestre em Meio Ambiente e também permacultora, onde criaram o querido Jardim Curioso! Espaço que acolhe crianças no contra turno escolar, de 0 a 7 anos, onde os adultos também são bem vindos!

Um quintal de brincar que conforme o próprio nome diz, é muito curioso. Isso porque, todos os ambientes e materiais são cuidadosamente preparados com algumas horas de antecedência das crianças chegarem. Repleto de intervenções que atraem a curiosidade das crianças, e sua experimentação com elementos da natureza. Todos os sentidos são explorados. Muitas descobertas acontecem, além de muita criação!

Nossa visita ao Jardim Curioso

Realizam passeios em espaços públicos da cidade com o mesmo intuito de brincar livre, interagindo e aprendendo sobre o meio ambiente.

Na rotina de propostas da semana, realizam o dia de “Brincadeiras de rua”, um dos dias mais amados pelas crianças. Essa iniciativa é inspirada na proposta de “Ruas de lazer”, aproveitando a localização do Jardim numa rua sem saída, as crianças aproveitam para brincar na rua com suas bicicletas, patinetes, bolas e patins!

O Jardim Curioso mudou recentemente para frente da Lagoa da Chica, no bairro Campeche em Florianópolis. Mais um ótimo local para se explorar e brincar livremente com as crianças.

Apreciamos muito os ambientes que valorizam e respeitam o brincar livre das crianças.

Um ambiente investigativo e de interação com a natureza pode proporcionar um desenvolvimento muito mais saudável, onde as crianças aprendem a reconhecer, cuidar e conviver de uma forma mais harmônica e sustentável com o ambiente onde vivem. Muito mais que na teoria, mas na prática e brincando! Com direito a poder se sujar, experimentar e criar!

Olhar o brincar como um direito da infância e proporcionar um ambiente adequado com vivencias na natureza é o que nós adultos devíamos ter como propósito primordial ao pensar no que fazer para contribuir no desenvolvimento de uma criança.

Leave a Reply

Your email address will not be published.