Quintal Brincante – Casa Curiosa

Quintal Brincante – Casa Curiosa 1024 768 Mundo pra Elas

O objetivo é priorizar a presença, cultivar afeto, valorizar e respeitar a infância junto à natureza.

Esse foi o quintal brincante de uma casa muito curiosa que conhecemos. A experiência que tivemos nesse espaço foi uma delícia! Além de sermos muito bem acolhidos pela dona da casa durante uns dias, pudemos acompanhar todo o antes, durante e o depois de uma vivência com as crianças.

O espaço surgiu como materialização do projeto Almanaque Curioso idealizado pela união de três biólogas e educadoras Carol Paixão, Tina Benavente e Marina Franceschinelli, cujo objetivo é priorizar a presença, cultivar afeto, valorizar e respeitar a infância junto à natureza e divertir-se com muito brincar livre.

Com a demanda de famílias que trabalham na temporada, a casa com um grande quintal para o brincar livre foi uma grande solução mas também uma descoberta para muitas famílias da região da Guarda do Embaú.

Casa Curiosa – Um quintal brincante!

A Casa Curiosa coordenada pela bióloga educadora Carol Paixão, baseia-se pelos ciclos e elementos naturais, desenvolvendo ações criativas, encorajadoras e simples. Vem evoluindo bastante em formato de coletivo, onde pais e educadores tem a oportunidade de observar, refletir e compartilhar seus olhares, sensações e aprendizados sobre as vivências com as crianças. Isso mesmo, pais que tem a possibilidade de acompanhar seus filhos durante as tardes, participam com o compromisso de observar e interferir o mínimo possível na naturalidade da criança.

Se inspiram na pedagogia viva, exercitam a comunicação não violenta e desenvolvem muitas reflexões sobre o livre brincar na natureza.

O espaço é cuidadosamente preparado a fim de despertar a curiosidade e por consequência a interação com elementos naturais de todas as formas.

Funciona em horário contraturno escolar em alguns dias da semana (conforme maior demanda das famílias), atendendo crianças de diferentes idades.

Nossas filhas ficaram completamente imersas no ambiente durante todo o tempo que passamos lá.

É realmente um lugar encantador, onde a simplicidade mostra sua riqueza de possibilidades e sua potência para a conexão e criação.

Uma grande inspiração!

Leave a Reply

Your email address will not be published.