Guardiões do Mar - Consciencia Ambiental em Prática

Guardiões do Mar – Consciência Ambiental em Prática

Guardiões do Mar – Consciência Ambiental em Prática 1024 576 Mundo pra Elas

IMMC – Instituto de Monitoramento Mirim Costeiro – Garopaba – SC

Os “Guardiões do Mar”, crianças aprendendo na pratica a preservar o meio ambiente e a ter consciência ambiental, este é o Instituto de Monitoramento Mirim Costeiro! Quando soubemos desse projeto por moradores da região de Garopaba, logo ficamos encantados! 

Ao escutar a idealizadora contar sobre o que a impulsionou desenvolver esse trabalho, tivemos a certeza de ser algo grandioso com verdadeiro impacto socioambiental.   

A proposta envolve o aprendizado de todo ecossistema costeiro, bem como história e geografia da região, identificação de características de cada praia, de animais marinhos e a orientação dos cuidados para preservação. Através do monitoramento das praias e outros pontos da cidade, vivenciam aprendendo na prática.

Desenvolvem uma metodologia inovadora, que foi reconhecida pelo MEC, através de um programa especial para escolas em parceria com a Rede Municipal de Educação (turmas 4º e 5ºanos) de toda Garopaba em Santa Catarina.

Visita ao Museu do Mar do Instituto de Monitoramento Mirim Costeiro em Garopaba, Santa Catarina

Além da importante atuação nas escolas, também estão abertos ao público em geral com o museu marinho em sua sede no Centro Histórico de Garopaba. Realizam algumas atividades sociais de contraturno, recebendo crianças das escolas, além de um programa com turmas que passam um período com a equipe de educadores (bióloga, oceanógrafo, geógrafo), realizando o Monitoramento Mirim Costeiro.

O interesse das crianças é enorme, ainda mais quando saem em expedição para monitorar, além de fazerem descobertas, também se divertem muito. Todo aprendizado chega nas casas das famílias e o resultado desse lindo trabalho mostra sua importância e alcance.

Com a metodologia pioneira de se trabalhar educação ambiental nas escolas, o projeto vem recebendo premiação e reconhecimento, embora ainda precisem lutar para conseguir meios para viabilizar o projeto.

É um projeto digno de ser ampliado para outras redes municipais e a nível nacional.

Todos só tem a ganhar quando passam a conhecer e entender mais o ambiente onde vivem, contribuindo pra sua preservação. É disso que o nosso planeta precisa, educação e mais consciência ambiental!

Quando for a Garopaba não deixe de conhecer!

Leave a Reply

Your email address will not be published.