Autoeducação e Livre Aprendizagem.
Mentoria anual em grupo para famílias que desejam desenvolver a autoeducação e a livre aprendizagem, cultivando um ritmo saudável em seu lar, baseado na Antroposofia.
Depois de 3 anos consecutivos de Mentoria Waldorf em Casa, aprimorando o estudo e atendimento a famílias e educadores, surge a Mentoria e Jornada AELA.
É notório que a pedagogia Waldorf é uma área de grande interesse para quem procura o nosso projeto Mundo pra elas, e com isso, ao vivenciar um ciclo anual na mentoria, muita coisa se transforma internamente, e um mundo de percepções se abre no caminho da autoeducação. Sim, esse caminho é essencial quando pensamos em “educar” outros seres humanos, porque na verdade, somos nós o modelo, muito mais pelo o que somos e fazemos, do que pelo o que tentamos falar.
A educação fundamentada na Antroposofia busca contemplar uma visão integral e holística do ser humano, exercitando pensar, sentir e querer de acordo com seu desenvolvimento físico, etérico e anímico espiritual. E é com esse olhar que, na Mentoria, seguimos ao longo de um ano estudando como a educação pode ser mais leve, divertida, saudável e com sentido. Para isso, sim a pedagogia Waldorf está sempre presente.
Normalmente, também temos muitas famílias que estão desescolarizando, o que facilita um espaço propício para muitas reflexões e partilhas. E quem já vivenciou a mentoria anual comigo, sabe o quanto trago de referências de outros educadores, métodos e culturas diferentes, sempre levantando possibilidades ao que faz sentido para cada família e estilo de vida, e também o que dialoga com o olhar de Rudolf Steiner (Fundador da Antroposofia e Pedagogia Waldorf). A educação em casa e em comunidade é um assunto constante nos nossos encontros, também contemplado nossas observações e insights na relação com a natureza e a diversidade cultural que convivemos.
Para o próximo ano trago de novidade, para complementar esse processo de mentoria, a Jornada AELA (Autoeducação e Livre Aprendizagem), que tem o objetivo ampliar o olhar para como o ser humano aprende, com foco na infância, buscando referências também em outros autores de áreas como: neurociências, psicologia, livre aprendizagem, desescolarização e educação autodirigida.
Outro fator importante da Mentoria e Jornada AELA é estarmos em comunidade, onde podemos considerar um grupo de pessoas com interesses e ideais semelhantes. Essa é uma alternativa muito especial nos dias de hoje, pois nem sempre encontramos pessoas com a mesma visão que a nossa e muitas vezes nos sentimos sozinhos, principalmente no que se refere ao tipo de educação que queremos cultivar em família.
A possibilidade de trocarmos experiências é muito especial. Podemos sempre aprender uns com os outros. Desta maneira, busco facilitar processos onde podemos perceber o quão potente é a livre aprendizagem acontecendo a partir da consciência do espaço que estamos criando no entorno da criança.
Então, para você que busca aprender sobre caminhos para uma educação livre, autodirigida e conectada com os ritmos da natureza, a Mentoria e Jornada AELA contemplará tudo isso. Confira abaixo as duas possibilidades de programas que você poderá escolher.
*Todos os encontros serão gravados e ficarão disponíveis até o final de 2024.
Este programa é voltado para quem tem interesse em conhecer os princípios da Antroposofia e pedagogia Waldorf para o 1º setênio (0 a 7 anos), e também, conhecer outras visões para uma educação livre e autodirigida, sejam pais, avós e educadores em geral.
Com apoio do Curso “Desvendando a Antroposofia e Pedagogia Waldorf”, aulas gravadas serão indicadas para posterior discussão em grupo.
A cada 15 dias teremos um encontro online, alternando um dia para facilitação da Jornada AELA com rodas de partilha, estudo de diferentes referências na educação e discussão sobre os temas das aulas gravadas (do Curso Desvendando a Antroposofia e Pedagogia Waldorf) e outro encontro para mentoria e observações sobre nossa relação com o ritmo da natureza, conteúdos anímicos e planejamento de atividades para as épocas do ano.
Os conteúdos abordados irão transitar entre: Antroposofia, autoeducação, diferentes propostas pedagógicas, neurociências, psicologia, livre aprendizagem, desescolarização e educação autodirigida.
**Todos os encontros serão gravados e ficarão disponíveis por um ano.
Bônus
Bônus
De R$ 4.342
ou em até 18 vezes com juros cobrados pela operadora
Além disso, teremos a cada mês os encontros da Jornada AELA, onde serão facilitadas rodas de conversa, estudo de diferentes referências na educação e discussão sobre os temas das aulas gravadas do curso “Desvendando a Antroposofia e a Pedagogia Waldorf”.
Quem fizer parte deste grupo, também poderá participar de todos os encontros de mentoria do 1º Setênio.
Bônus
Bônus
De R$ 4.742
ou em até 18 vezes com juros cobrados pela operadora
Para grupos de professores de fundamental 1, entre em contato e consulte condição diferenciada.
Sim, o programa é para toda sua família. Caso tenha filhos no ensino fundamental 1 (7 a 12 anos) você poderá adquirir o programa do 2º setênio e ter acesso a todos os encontros.
Sim, a Mentoria e Jornada AELA é para todas as famílias que desejam estudar mais sobre educação, e transformar sua relação com o aprendizado dos filhos e a relação com a natureza.
Sim! Esse é o local ideal para famílias que estão buscando a desescolarização e estão abertas para novos olhares para a educação.
Em algumas vezes sim, mas o foco é a educação familiar em casa, mesmo que se frequente uma escola. Muitas famílias que estão com seus filhos em escolas Waldorf participam para aprender mais sobre Antroposofia. Normalmente o programa do 2º setênio é mais voltado para o homeschooling, famílias que estão estudando conteúdos e preparando as épocas para seus filhos.
Não! Este programa de Mentoria é em formato livre, idealizado para famílias e educadores que querem conhecer a metodologia Waldorf e outras visões para uma educação livre.
Neste caso entre em contato para criarmos um caminho diferenciado por grupos.
Camila Carpentieri é mãe educadora de duas filhas com doze e seis anos. É pedagoga, com formação em Pedagogia Waldorf, e especialização em Psicologia Transpessoal e Neuropsicopedagogia (em curso). Atuou como professora por 16 anos em escolas com diferentes propostas pedagógicas.
Atualmente se dedica aos estudos de neuropsicopedagogia e as contribuições da pedagogia Waldorf.
Atua como orientadora educacional na formação de pais e educadores, e com mentorias para famílias que desejam realizar a educação domiciliar, cultivando a essência da Pedagogia Waldorf. Realiza um programa de mentoria, que está em sua 4ª edição e já atendeu mais de 100 famílias.